13 fevereiro 2011

O homem que sabia decidir

Em uma cidadezinha bem distante, chamada Duvidópolis. Nela, havia um homem alto e imponente. Nessa cidadezinha, as pessoas eram bem tranquilas até que surgisse uma dúvida. Pronto! Era um caos na cidade. Os duvidenses não sabiam o que fazer, não conseguiam se decidir, ficavam totalmente perdidos. Com exceção desse homem, que continuava tranquilo, sem muito se preocupar (vai ver não era da cidade).

     Certa vez, houve uma bagunça na cidade. Havia surgido uma grande dúvida e não sabiam de maneira alguma como resolvê-la. Eis o problema: o senhor prefeito, ainda muito jovem - tinha apenas 23 anos de idade - tinha acabado de falecer. Como era muito jovem e não era casado, não tinha filhos. Ora, em Duvidópolis, como não conseguiam se decidir por nada, não havia eleição para o governante da cidade, simplesmente, o filho do prefeito assumia o cargo do pai, e isso acontecia desde à fundação, portanto, eram todos descendentes do Sr. Duvideu Duvidão Duvido.

     O caos não passava. Ia se prolongando já por vários dias, até que esse homem alto foi à prefeitura, assinou o livro de ata e assumiu o cargo de prefeito. Afinal de contas, em terra de cego quem tem olho é rei. O problema fora resolvido. A bagunça terminou. Todos voltaram para sua vida normal. Como era um homem que sabia decidir, a cidade mudou, não mais ficou estagnada. Começou a se desenvolver, a crescer, até que se tornou um grande centro econômico, uma referência na região. Após muitos anos de governo, eis que surge um novo problema. O que fazer? Calma, é só perguntar para o senhor prefeito.

     Marcam uma audiência e encontram-se com o senhor prefeito. Perguntam-lhe:
     - Senhor prefeito, um novo problema, uma nova dúvida surge na cidade, e não sabemos o que fazer. Então resolvemos perguntar ao senhor. Aqui está: como é o seu nome e de onde o senhor veio?
     O prefeito alto e imponente responde:
     - Eu vou.
     Estagnados, olham-se sem entender.
     - Como, senhor prefeito?
     - A primeira alternativa.
     - Como assim, a primeira alternativa?!?! Dessa vez não lhe demos nenhuma opção para escolher. Simplesmente queremos saber o seu nome e de onde o senhor veio.
     - A primeira alternativa, com certeza, a primeira alternativa!
     - Como assim? Não conseguimos entender.
     - Até logo. Voltem quando precisar. Estou à disposição.

     Vão embora sem nada entender. O caos se instala novamente, mas logo passa, porque depois de alguns dias ninguém mais se preocupava em saber o nome do prefeito e de onde ele viera. Os anos passam, a vida continua, e o prefeito, alto e imponente, envelhece, fica doente e morre. Mas, sem problemas dessa vez, pois ele havia casado com Dona Duvidéia e deixado um filho, que assumiu o seu lugar na prefeitura.  Ao mexerem no corpo para o arrumarem para o velório e o enterro, cai-lhe um envelope do bolso. Abrem o envelope e lá está, sua carteira de identidade. Uma dúvida de vários anos atrás, já esquecida, pode, finalmente, ser resolvida. O homem alto e imponente, prefeito da cidade, chamava-se Decisão Pronta, da cidade de Decididos. Agora entendem porque ele era tão diferente e só escolhia a primeira alternativa.

     A cidade, em paz, hoje está nas mãos de um governante sábio, filho do Sr. Decisão Pronta e da Dona Duvidéia. O prefeito chama-se Decisório Duvidoso Pensante. Tudo o que ele vai decidir reflete bem antes de dar a última palavra, pois é isso que devem fazer os que tratam de coisas importantes: pensar bem antes de agir.


José Rodolfo Galvão dos Santos,

19 comentários:

  1. Natália Maria e Anna Angélica15 fevereiro, 2011

    Esse texto fala sobre um homem totalmente decidido em seus problemas, ao contrário das outras pessoas da cidade de Duvidópolis. Foi preciso de um homem de decisão própria, para que a cidade parasse menos de duvidar, de não fazer. Com a entrada do Srº Decisão no governo, a cidade foi melhorando bem mais. Mas o texto também fala a respeito de "pensar antes de agir" em inúmeros casos nós seres humanos praticamos e falamos certas coisas que nem devem ser pensadas e depois nos arrependemos. Por isso que o autor José Rodolfo relata em seu texto essa questão de pensar antes de agir. Bom, isso é um erro que já vem na maioria dos seres humanos, por preguiça de pensar eles acabam cometendo erros, mas é melhor perder alguns minutos pensando, do que depois passar a vida inteira se lamentando!

    ResponderExcluir
  2. Este texto traz uma tese, que hoje todas as pessoas tem que é a "Dúvida". Na cidade de Duvidopolis os moradores tinham muitas dúvidas, mas eles não sabiam resolver nenhuma delas.
    Então um homem que era bem decidido e que eles e que eles não sabiam o nome se candidata a prefeito e é eleito, para ajudar as pessoas da cidade com suas dúvidas, e ele conseguia.
    Só vinheram descobrir o nome dele quando ele morreu. Então temos que ser bem decididos para conseguimos resolver nossas próprias dúvidas e outros problemase não ficarmos dependendo de outra pessoa para resolvê-los, quando a dúvida for pessoal nõs não temos que ficar pedindo ajuda a ninguém a não ser que seja uma pessoa que a gente confie muito e saiba que não vai contar a ninguém, mas se for da vida em geral é normal pedir conselho a alguém para tirar nossas dúvidas a final somos seres humanos e temos nossas dúvidas também.


    COLÉGIO SUPER APROVADO
    AUTORAS: Manuela de Menezes e Lizandra Martins
    SÉRIE: 2ºano

    ResponderExcluir
  3. O texto acima mostrou que sempre devemos refletir antes de tomar qualquer decisão. Percebemos que apesar da cidade ter mudado bastante com o prefeito alto e imponente, ele sempre escolhia a primeira alternativa, sempre muito decidido. Porém tomava atitudes sem ao menos pensar. E isso é o que dificultava bastante, e aplicou como moral da história o fato de que sempre devemos pensar antes de agir. Tendo noção de que cada ação consiste em uma reação, nem sempre sabemos como lhe dar com as consequências. Reavaliar as palavras que foram ditas nem sempre nos agrada. Sabemos que magoar alguém é muito fácil, dificil mesmo é conseguir conquistar aquela confiança que foi perdida nas poucas e mais dolorosas palavras. As palavras devem ser bem medidas antes de saírem de nossa boca, o que na maioria das vezes deixam cicatrizes no coração de quem as escuta. É melhor passar minutos pensando, do que passar o resto da vida lamentando.
    Larissa Cordeiro e Ívina Adine.

    ResponderExcluir
  4. Diante da dúvida, precisamos de respostas para solucioná-las.A crônica traz a história de uma cidade em que seus habitantes, ao surgimento de uma dúvida ficavam desnorteados sem conseguir encomtrar uma resposta. Mas existia um homem na cidade que não se preocupava com as dúvidas, ele se torna prefeito da cidade e tinha respostas para os problemas dos moradores. O problema não estava totalmente resolvido, porque o prefeito não respondia as dúvidas logicamente. A cidade só se encontra em paz absoluta com a morte do prefeito, passando o poder para seu filho que além de possuir dúvidas, ele tinha respostas para elas e respostas lógicas ja que pessava bem antes de agir.
    A crônica transmite sua menssagem,em maior parte do tempo através se trocadilhos com os nomes dos personaens da cidade.

    ResponderExcluir
  5. Pensamento X Ação


    O texto nos traz como moral, o pensamento antes da ação. A essência do pensamento é tudo aquilo que nos faz refletir e termos uma suposta resposta para o que procuramos, e explicações para nossas duvidas.
    O pensamento antes da ação além de ser muito importante nos faz perceber qual o melhor caminho a ser tomado, a melhor medida a ser adotada, nos ajuda a ter singelas conclusões de nossas opiniões e além de tudo nos ajuda a tomar a decisão certa.
    Algumas decisões são passageiras, mas outra para a vida toda, então nada melhor do que usar a arte de pensar para escolher o melhor caminho. O pensamento além de nos possibilitar decisões certas nos traz a sabedoria para entender melhor quem fomos quem somos e quem gostaríamos de ser.
    Com isso pensamentos e decisões devem andar sempre juntos ou interligados de alguma forma, porque ao pensar em tomar uma decisão, decida os seus pensamentos.
    ( Colégio Super Aprovado ,alunas :Laisa e Luana . 1º ano )

    ResponderExcluir
  6. Diante de dúvidas,precisamos de respostas para solucioná-las.A cronica traz a historia de uma cidade em que seus habitantes,ao surgimento de uma duvida ficavam desnorteados sem conseguir encontrar uma resposta.Mas,existia um homem na cidade que nao se preocupava com duvidas ele se torna prefeito da cidade e tinha respostas para os problemas dos moradores.O problema nao estava totalmente resolvido, porque o prefeito não respondia as dúvdas logicamente. A cidade só se encontra em paz absoluta com morte do prefeito, passando o poder para seu filho que além de possuir dúvidas ele tinha resposta para elas e respostas lógicas , ja que penssava bem antes de agir.
    A crônica transmite sua menssagem em maior parte do tempo atrvés de trocadilhos com nomes dos personagens e da cidade.

    COLÉGIO SUPER APROVADO
    ALUNO:Lucas de Menezse e Thamires Juliana
    SÉRIE: 2º ano

    ResponderExcluir
  7. Pensar antes de agir

    Pensar é um processo que se faz antes de tomar qualquer decisão.
    Devemos sempre pensar antes de agir e tomar nossas decisões em nossas vidas. Sempre pensar nas consequências que podem acontecer.
    Nas horas de falar algo muito importante com uma pessoa temos que pensar muito para que a pessoa não sofra com as suas palavras. Acredito que pensando podemos diminuir erros e melhorar resultados.
    Tomar decisões é difícil. Mudar de vida é difícil. Ter a capacidade de dizer que Sim a algo que queremos e dizer Não àquilo que também queremos, é difícil.
    É melhor passar alguns minutos pensando, do que passar a vida inteira se lamentando.

    Colégio Super Aprovado
    Bruna Mayanna e Roque Neto
    1ºano do ensino médio

    ResponderExcluir
  8. A importâcia de refletir
    Achei o texto muito interessante,pois falava de um homen muito inteligente que era o único da cidade Duvidópolis que sabia decidir.
    Ele foi inteligente porque assumiu o cargo de prefeito que ninguém tinha coragem de assumir.
    Depois de um tempo,quabdo ele tinha falecido acharam sua carteira de identidade e descobriram que ele nao era da cidade Duvidópolis,mais sim da cidade Decididos.Ele deixou seu filho como prefeito,um governate sábio,que refletia bem antes de decidir.
    O texto é muito saudável e fácil de ler,ele é recomendado para todas as idades,pois traz muitos ensinamentos para nossa vida

    Colégio Super Aprovado
    Guilherme Brito
    1ºano do ensino médio

    ResponderExcluir
  9. O texto, do autor José Rodolfo Galvão dos Santos, aborda como tema principal decisões não pensadas e dúvidas, que imperavam numa cidadezinha denominada Duvidópolis, onde todos os seus moradores teriam um tipo de bloqueio em relação a tomar decisões.
    Como acaso do destino o prefeito da cidade veio a falecer, a partir disso manifestou-se uma enorme dúvida em volta do futuro da cidade, quem assumiria o cargo de prefeito? Foi aí então que apareceu um homem o qual a dúvida não o perturbava. Ele acabou exercendo o cargo em questão por ser visto como a solução dos problemas da cidadezinha. Entretanto apesar da confiança passada pelo mesmo, sua identidade eram envolto de mistérios, o que despertava uma grande curiosidade na população, que movidos pela dúvida decidiu interrogá-lo. O prefeito, diante do interrogatório, reagiu de uma maneira inesperada respondendo algo totalmente fora do caso em questão. A população percebeu com isso que ao contrário do que todos pensavam, ele não tinha sabedoria em suas respostas, apenas escolhia com firmeza uma das opções dadas.
    Tempos depois a dúvida de todos foi esclarecida, pois o prefeito veio a falecer e sua identidade fora revelada. Seu nome era Decisão Pronta, nascido na cidade de Decididos. Com sua morte, Decisório Duvidoso Pensante, filho de Decisão Pronta e Dona Duvidéia assumira o cargo de prefeito. Ao contrário dos demais, Decisório Duvidoso Pensante, não tinha a dúvida nem a decisão pronta invadindo seus pensamentos, pois como era herdeiro de ambos, ele tinha o ‘dom’ de “pensar bem antes de agir.”
    O ser humano não deve ter uma idéia cega sobre algo. É necessário pensar bem no que se deve ser feito antes de agir precipitadamente. É importante abordar as idéias antes de resolver as questões em jogo. Um minuto de tempo para a reflexão dos fatos pode mudar o futuro.

    Colégio Super Aprovado
    Ana Gardênia Sampaio de Oliveira
    Nívea Santos Silva
    2º Ano do Ensino Médio

    ResponderExcluir
  10. O texto em questão escrito por José Rodolfo conta a história de uma cidadezinha pacata, que ao surgir uma duvida gerava um grande alvoroço entre a população duvidosa, que entrava num intérmino questionamento. E nessa cidade imersa em dúvidas mora um senhor extremamente decidido, de opinião formada, que ao assumir o cargo deixado pelo antigo prefeito, ali falecido, conseguiu fazer várias mudanças na cidadela,tornando-a num grande centro econômico.
    No entanto ninguém sabia de onde ele vinha e nem o seu nome, só o que tinham conhecimento era que ele devido suas atitudes diferençadas do resto da população, deduziram que ele não fazia parte daquele lugar.
    Por tanto se observa que o texto tem como idéia central informar ao leitor de que em certas situações onde há duvidas, a melhor maneira possível de resolver uma questão não é esperar pelos outros nem agir movidos pelo impulso e sim refletir bem antes de tomar qualquer decisão para que não haja dependência de idéias alheias e nem caos por um motivo sem muita importância. É interessante buscar sempre a união do questionamento e da decisão para chegar a uma solução sensata.
    Colégio Super Aprovado
    Thailane Santos Brito
    Taislane Silva Bastos
    Géssica Trindade
    2º Ano do Ensino Médio

    ResponderExcluir
  11. Bom, o texto que acabamos de ler mostra de forma clara que o objetivo dele é nos mostrar que sempre devemos pensar bem antes de agir, o suficiente para tentarmos acertar na escolha tomada.
    Dúvida sempre haverá, e acho que essa é a verdadeira função da dúvida, nos fazer pensar.
    Só assim não seremos levados pelos impulsos das decisões mais difíceis, e as que parecerem fáceis.
    Muitas pessoas dizem que é melhor ouvir do que falar, e isso também se aplica a agir ou não de forma impulsiva, devemos bem olhar as opções que temos, para não nos arrependermos depois.
    O texto quer chegar a esse ponto, o de não conseguir pensar, por causa das dúvidas que tem, como os habitantes da cidade, e o de agir, pensando bem nas decisões, como o habitante desconhecido.
    Devemos sim, pensar bem antes de agir.
    Andressa Lays e Everton Luiz.

    ResponderExcluir
  12. O HOMEM QUE SABIA DECIDIR
    Em uma cidade chamada Duvidópolis onde ninguém sabia se decidir quando surgia uma dúvida a cidade ficava um caos , era uma bagunça só , lá morava um homem alto que não tinha nem uma dúvida ele vivia tranquilo até parecia que não era de lá , o prefeito da cidade de Duvidópolis ainda jovem com 23 anos morreu, como o povo da cidade tinha muita dúvida não eram capaz de escolher um prefeito , em tão era os filhos dos prefeitos que ficavam no lugar dos pais como o prefeito era jovem e não tinha filho a cidade era uma duvida só em tão o homem alto que não tinha dúvida , foi na prefeitura para ser o novo prefeito da cidade , e assim aconteceu para cidade era bom pois o prefeito não tinha dúvidas . Houve outra dúvida na cidade então iriam perguntar ao prefeito, não tinha problema, pois o prefeito não tinha dúvidas, perguntaram para ele qual o nome dele e do onde ele viera, ele falou a primeira alternativa não entenderam e foram para casa outra dúvida, mas que logo foi esquecida. O prefeito alto e sem dúvida acabou morrendo, mas sem problema ele tinha um filho com dona Duvidéia que assumiu o lugar na prefeitura,quando foram arrumar o corpo para o velório caio um envelope onde tinha sua carteira de identidade o nome era Decisão Pronta o filho foi chamado de Decisório Duvidoso Pensante.
    Então a história quis dizer que antes responder qualquer pergunta se pensa antes de responder. Achamo-nos a história muito legal.


    Caio Matos e Igor Daniel 1º ano

    ResponderExcluir
  13. O texto nos fala, sobre a chegada de um homem de decisão a cidade de Duvidópolis, ele por sua vez, chegou ao cargo de prefeito da cidade, e deu outro rumo à população.
    Outra questão que é abordada no texto, é a de “pensar antes de agir”, pensamento antes de agir é uma coisa inevitável, mais isso não esta acontecendo muito com as pessoas, muitos estão agindo sem parar para pensar em que aquela ação levara logo na frente, isso é um grande erro. Pensar antes de agir é uma ação inteligente, pois poderemos imaginar em que poderá resulta aquela certa ação.


    Colégio Super Aprovado
    João Victor e Anderson Gilmar
    1° ano do ensino médio

    ResponderExcluir
  14. O texto nos mostra um ponto muito importante na vida de todos que é pensar bem antes de fazer qualquer coisa.
    O habitante desconhecido da cidade era o único que sabia tomar decisões sem deixar que as duvidas sobre como agir o deixasse louco, como as pessoas de Duvidopólis !
    Então foi ai que ele se tornou prefeito da cidade, por que diferente de todos moradores daquela cidade ele era o único que não se abalava com as duvidas.
    Na nossa vida muitas vezes é assim, tomamos decisões difíceis que durarão pra sempre e que mudara nossa vida pra pior ou para melhor, dependendo de suas consequências e é isso que a crônica quer nos trazer.
    Que quem sabe pensar antes de agir tem mais oportunidades de acerta na vida!


    Colégio Super Aprovado
    Adja Ariane Mota
    1º ano .

    ResponderExcluir
  15. Pensar X agir
    A crônica nos deixa bem claro a importância de pensar antes de agir. Ela ilustra três prefeitos diferentes. O 1º prefeito não conseguia tomar suas próprias decisões, deixando assim a cidades sem desenvolvimento. Após sua morte vem a chegada do 2º prefeito um homem era decidido demais, sabia tomar decisões mais nem sempre pensava antes de tomá-las. Deixando os moradores sem muitas das vezes algumas respostas. Depois de um tempo o prefeito morre deixando o seu filho no seu lugar, uma pessoa que pensava muito bem antes de agir e tomar qualquer decisão. É ai onde queremos chegar, a crônica ela procura principalmente criticar os governantes que tomam as suas decisões pensando apenas em si. Ela critica a falta de postura da sociedade diante de decisões importantes. Essa critica é encontrada na crônica de uma forma bem humorística e exagerada um pouco quando se retrata sobre a falta de posição em Duvidópolis.e no final é encontrado uma frase que esclarece aquilo que a crônica quer nos transmitir “Tudo o que ele vai decidir reflete bem antes de dar a última palavra, pois é isso que devem fazer os que tratam de coisas importantes: pensar bem antes de agir.”
    Nathália Mendes e Wlissis Jarbas

    ResponderExcluir
  16. Esse texto nos fala sobre uma cidade chamada Duvidópolis em que ela girava em torno das duvidas. Certo dia o prefeito dessa cidade morreu, como naquela época não existia eleição, a cidade era passada de geração a geração, mas O prefeito não deixou herdeiros e passaram muito tempo com aquela duvida de quem cuidaria da cidade, ate que um homem alto foi na prefeitura e assinou o livro de ata e assumiu a prefeitura. Esse homem sempre tinha certeza do que deveria fazer, sempre dando a opinião certa. O texto nos diz para pensar antes de agir. Pois as decisões devem ser tomadas com calma e sempre temos que optar pela opção certa para tudo dar certo.
    Alice Giovana - 1° ano ensino medio
    Colegio Super Apovado

    ResponderExcluir
  17. A principal idéia do texto abordado, é sobre dúvidas e decisões. E a cidade de Duvidópolis gira em torno desses dois critérios.
    O desconhecido habitante dessa cidade era o único que não deixava as dúvidas o abalar por maiores que fossem elas.
    Já os habitantes,não conseguiam pensar em nenhuma solução.
    E o maior problema no momento era quem iria tomar posse do cargo de prefeito.(já que o mesmo havia falecido).
    O único que tinha capacidade para tal cargo era 'o desconhecido'. Por saber pensar antes de agir não houve problemas maiores no seu governo.
    A história quer nos mostrar que por mais que seja o problema devemos pensar antes de agir.



    Ana Clara.
    Super Aprovado.
    1°ano.

    ResponderExcluir
  18. O texto trata sobre o posicionamento das pessoas de uma cidadezinha pacata diante das decisões, no qual, nenhum individuo, tem vontade de procurar saber mais sobre os sistemas democráticos do país. Estando todos estagnados com a política local e na falta de um substituinte líder, um homem de decisão forte, o único da cidade, “Auto elege-se”, já que ninguém tomara uma atitude.
    Camuflando através de metáforas, o autor tenta nos dizer a respeito da falta de compromisso do povo brasileiro, nas relações políticas. Alarmando-nos a falta de cobrança com o mesmo, ele nos proporciona a uma realidade não tão distante, em uma crítica subentendida, exemplificando com o bordão “Em terra de cego, quem tem olho é rei”, levando-nos a pensar, “Em terra de ignorante o mais decidido é prefeito”, remetendo à situação da política no Brasil.
    Na conclusão o autor menciona a respeito do filho do antigo prefeito (Decisório Duvidoso Pensante), colocando-o como exemplo de como se deve ser um líder político. Pensar bem antes de agir afim de que sejam tomadas as decisões corretas para o proporciona mento do bem-estar da sociedade liderada como um todo.

    Colégio Super Aprovado
    2º Ano
    Rodrigo Bernardo, Rennan Bernardo, Henrique Bernardo.

    ResponderExcluir
  19. A cronica ela faz com que nós venhamos refletir sobre o ato de pensar. Ela mostra consequencias causadas pela falta dec pensamento.
    Ela tenta mostrar que quando o ser humano ele começou a dar principios ao que pensava, ele consegui ir além do que se pode imaginar.
    Como fez o Senhor Decisorio Duvidodo Pensante. Antes de decidir qualquer coisa ele sempre reflete sobre aquilo.Porém a cronica ela também trás a uma critica para a sociedade: A dificuldade que as pessoas encontram na hora de tomar suas decisões, é por causa disso que muitos deles acabam agindo por impulso. Ela tenta mostrar que o ato de pensar bem antes de agir pode trazer muitos resultados melhores futuramente.

    Colégio Super Aprovado

    Rafael de Almeida Carneiro

    ResponderExcluir